O Retorno a Vida pela Contrologia – Joseph Pilates

Estamos vivendo em uma época conturbada e agitada em que a falta de tempo nos impede de conciliar a vida pessoal e a profissional de forma equilibrada. Por estarmos muito atarefados, as horas do dia passam rápido e começamos a deixar de lado a atenção com a saúde e bem estar e isso consequentemente acaba afetando não somente o nosso condicionamento físico e mental, como também a nossa produtividade no dia a dia.

A inatividade física tem propiciado o aumento do sedentarismo nas últimas décadas, sendo esse um dos principais fatores com gasto em saúde pública e risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e cardiorrespiratórias entre outros malefícios associados à saúde e ao bem-estar do individuo.

Os estudos enfatizam a importância da atividade física regular para que se tenha uma boa qualidade de vida relacionada à saúde. Os exercícios físicos, quando planejados, orientados e praticados de forma correta, trazem inúmeros benefícios e somam efeitos positivos sobre um estilo de vida saudável, promovendo alterações positivas nos estados de ânimo, na autoestima, na eficácia, obtendo recursos pessoais para enfrentar as situações estressantes e desafiadoras do dia a dia, além de proteger o organismo das doenças crônico-degenerativas e muitas vezes ate emocionais.

O Método Pilates

Dentre as atividades físicas possíveis de serem realizadas para a melhora das dores, aumento da autoestima e redução do stress, está o método Pilates que é baseado no princípio do equilíbrio entre o corpo e a mente.

O método Pilates foi desenvolvido por Joseph Pilates no início da década de 1920, e apresentado no livro Return to Life Through Contrology em 1945, descrevendo seu método com base em um conceito denominado de Contrologia, ou seja, o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo, que é capacidade que o ser humano tem de mover com conhecimento e domínio, sendo assim, a correta coordenação do corpo, da mente e espírito.

Por meio dela, desenvolve o corpo uniformemente, corrige a má postura, restaura a vitalidade física, revigora a mente e eleva o espírito. O Pilates teve como base oriental a ioga, artes marciais e meditação, quais trabalham a concentração, respiração, equilíbrio, percepção, controle corporal, flexibilidade e relaxamento.

Dos esportes ocidentais, baseou-se na força e no tônus muscular, sendo um programa completo de condicionamento físico e mental numa vasta órbita de exercícios potenciais. O método vem sendo muito estudado e cada vez mais há comprovações de seus benefícios, além de novas aplicações, como atividade física, condicionamento físico, promoção de qualidade de vida, prevenção de lesões e reabilitação.

O reconhecimento internacional ocorreu nos anos 80, mas só na década de 90 começou a ser difundido no Brasil e na mesma época ganhou reconhecimento em reabilitação ortopédica e tratamentos de dores crônicas. O método oferece o repertório de Mat, onde os exercícios são realizados no solo com o próprio peso corporal que enfatiza o alinhamento postural da coluna, da cintura escapular e pélvica e os repertórios realizados nos aparelhos, são eles: cadillac, reformer, chair e barrel.

O universal reformer foi o primeiro criado por Joseph, ele acreditava que os exercícios executados no aparelho “reformavam” o corpo do praticante. Hoje em dia ele é mais conhecido apenas por Reformer.

O cadillac, sendo esse o equipamento mais tradicional de todos os equipamentos de Pilates, é considerado o mais versátil. Joseph deu o nome a ele buscando um comparativo de igual valor na época, o automóvel Cadillac.

A chair, pensada a partir de uma cadeira de rodas, possui pedal e molas, por fim, Ladder Barrel em uma tradução literal significa “barril escada”. A criação teria sido inspirada em um barril o barrel, e é o único aparelho que não utiliza molas.

Em uma aula de Pilates, os movimentos são realizados de forma consciente respeitando todos os princípios criados por Joseph, são eles a concentração, o controle, a fluidez, a precisão, o powerhouse (centro de força) e a respiração, sendo possível alcançar relaxamento dos músculos tensionados, alongar os encurtados e fortalecer aqueles mais fracos e, com isso, diminuir as diferenças para melhorar desvios posturais, além da correção postural e flexibilidade.

“A conexão Corpo-Mente é essencial para encontrarmos a felicidade e com ela, o Espirito”, Joseph nos estimula a praticar um lifestyle, um modo de vida diferente onde o movimento e a mente caminham e são estimulados juntos, onde a superação e a consciência estejam valorizadas, alcançando um equilíbrio para o corpo, a mente e o espirito.

“Seu corpo é o seu maior bem, ele guarda e reflete a sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa que nós o lapidaremos” e que tal começarmos a praticar a Contrologia desde já?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *